História


Queremos que o Sporting seja um grande clube, tão grande como os maiores da Europa

 FUNDAÇÃO

Vou pedir dinheiro ao meu avô e ele me dará dinheiro para fundar um outro clube", prometeu José Alvalade (foto acima) no momento em que ele, os irmãos Gavazzo e um grupo de seguidores (todos amantes do futebol) abandonaram o Campo Grande Football Club por discordarem dos rumos que o clube estava seguindo.

Fundado o Sporting Clube de Portugal, em 8 de Maio de 1906, José Alvalade formulou o célebre voto: 'Queremos que o Sporting seja um grande clube, tão grande como os maiores da Europa'. A sua ambição representou sempre, ao longo desta história centenária, uma meta permanente no horizonte de todos os atletas e torcedores Sportinguistas!

Inicialmente o Clube era para se chamar Campo Grande Sporting Clube, mas na Assembleia Geral de 1 de Julho de 1906, por sugestão de António da Costa Júnior, tomou o nome de Sporting Clube de Portugal. Seus fundadores são: José Alfredo Holtreman Roquette (José Alvalade), José Maria da Ponte e Horta Gavazzo, Frederico Seguro Ferreira, Alfredo Augusto das Neves Holtreman (Visconde de Alvalade), Fernando Soares Cardoso Barbosa, José Stromp, Henrique d’ Almeida Leite Júnior, John Henrique Scarlett, Eduardo Francisco Quintela de Mendonça, Afonso Botelho, António Stromp, Augusto Barjona de Freitas, Augusto Carlos Cruz Seguro, Francisco da Ponte e Horta Gavazzo, Francisco Stromp, Sérgio Rolin Geraldes Barba, José Seguro Borges de Castro, José Cordeiro Ferreira Roquette e João Serrão de Moura.

José Alvalade fez história ao fundar um clube verdadeiramente eclético numa altura em que a cultura esportiva em Portugal era ainda muito incipiente. Este jovem fundador (com apenas 21 anos), foi o 3° Presidente da história do Sporting Clube de Portugal, integrou numerosas direções, mas foi sobretudo um extraordinário promotor de instalações esportivas, fator determinante para o rápido crescimento e primeiros sucessos esportivos do emblema leonino. Em sua homenagem, e porque os Estatutos do Clube assim o estabelecem, o principal recinto esportivo tem o seu nome, o Estádio José Alvalade.

No dia 1 de Maio de 1920, por proposta do Sócio Nuno Soares Júnior, foi adaptado como data oficial da fundação, o dia 1 de Julho de 1906, por ter sido nessa altura que o clube se passou a chamar Sporting Clube de Portugal.

O clube nasceu com cinco modalidades: tênis, futebol, corridas e saltos (atletismo), exercícios físicos (ginástica) e luta de tração à corda. No ano seguinte já de praticava o críquete e o hóquei em campo, logo seguido da esgrima. O ciclismo surge em 1911 e por aí fora. Eles eram ao mesmo tempo dirigentes e atletas, jogavam futebol, faziam atletismo, praticavam tênis, esgrima, críquete, ginástica, hóquei.

ESCUDOS

O símbolo do Sporting Clube de Portugal foi idealizado numa conversa de verão por José Holtreman Roquette (Alvalade), o seu primo José Roquette, António Rebelo de Andrade e D. Fernando de Castelo Branco (Pombeiro). José Alvalade pede a D. Fernando Castelo Branco, para autorizar a utilização do seu brasão de família como símbolo do Clube acabado de fundar.

D. Fernando aceitou "emprestar" o seu leão ao Sporting, sob condição que não se usasse também a cor do fundo do brasão, que era o azul, então se optou pelo verde por ser a cor da esperança.

Foi oficialmente adotado em 1907 o emblema, que ostenta um leão rampante de cor branca sobre fundo verde, assim como as cores verde e branca que começaram a ser utilizadas. 


PRIMEIRA PARTIDA

O Club Internacional de Foot-Ball (CIF) convidou o Sport Lisboa, Sporting Clube de Portugal, Cruz Negra e Sport Clube para um torneio, na qual se disputaria apenas jogadores "reservas". O Sporting acabou por disputar três jogos contra o Cruz Negra, no campo de Alcântara, entre fevereiro e março de 1907. 
O Sporting tinha apenas 7 meses de fundação, e apesar de ter sido um dos fundadores da Liga de Football Association, o Sporting não se inscreveu no Campeonato de Lisboa de 1906-07 (composto por quatro equipes). Montando uma equipe principal para estrear exatamente 10 meses mais tarde.
Voltando ao torneio organizado pelo CIF, primeiro jogo da história do Sporting Clube de Portugal aconteceu no dia 3 de Fevereiro de 1907, que terminou com uma pesada derrota por 5-1. João de Vila Franca marcou o primeiro gol da história do Sporting Clube de Portugal. 
Na segunda mão o Sporting ganhou por 3-1 (3 de março de 1907), obrigando a um terceiro jogo para desempate, onde o Sporting voltou a ganhar, desta vez, por 2-0 (17 de março de 1907). 
Imagem Ilustrativa

MODALIDADES

O Sporting inicialmente, levaria o Ténis como a modalidade prioritária, mas a popularidade do Futebol depressa mudou essa intenção e nos primeiros tempos para além dessas duas modalidades, se praticava também Corridas e Saltos, Luta de Tração à Corda, Ginástica e Cricket. António Stromp além de ter sido o primeiro atleta do Sporting a participar de uma olimpíada (Estocolmo 1912), também foi um dos primeiros a ganhar um título no Atletismo, modalidade onde o clube tem seu maior numero de troféus até nos dias de hoje. Sporting atualmente aposta em mais de 50 modalidades. 



RIVALIDADE SPORTING vs BENFICA

Em 1 de Dezembro de 1907 nasceu uma longa e eterna rivalidade. O Sporting Clube de Portugal e o Sport Lisboa (que só viria a se chamar Sport Lisboa e Benfica no ano seguinte) disputaram o seu primeiro confronto, no Campo da Quinta Nova, em Sete Rios. O Sporting, que nos primeiros tempos se vestia de branco, estreou nesse jogo o seu novo uniforme, camisa dividida verticalmente numa faixa verde e outra branca (hoje conhecida por ‘Stromp’), com calções brancos. O Sporting venceu por 2 a 1 (gols de Cândido Rosa Rodrigues e de Cosme Damião, contra).


DÉCADAS DE OURO

As décadas de 1940 e 1950 foram os anos dourados do clube, que ganhou nesse período dez dos seus 18 títulos do campeonato português, além de cinco Taças de Portugal. Foi a época dos "cinco violinos", um ataque mágico formado por Jesus Correia, Manuel Vasques, Fernando Peyroteo, José Travassos e Albano. Com eles, o Sporting chegou a marcar 123 gols em 26 rodadas, média de quase cinco por jogo.

Internacionalmente, os leões tiveram a honra de abrir a primeira edição da Copa dos Campeões, precursora da atual Liga dos Campeões da UEFA. O jogo contra o Partizan de Belgrado no dia 4 de setembro de 1955 terminou em 3 a 3 após João Martins marcar o primeiro gol da história do torneio.


A MAIOR CONQUISTA

Em 1964 o Sporting viveu o momento mais doce da história do clube: depois de um empate em 3 a 3 na grande decisão da Taça Vencedores de Taças, contra o MTK de Budapeste, um jogo extra teve de ser disputado, e o Sporting saiu vitorioso por 1 a 0. A campanha daquele ano teve como destaque a goleada por 16 a 1 sobre o Apoel de Nicósia nas oitavas de final. Logo em seguida, o time lisboeta perdeu o jogo de ida das quartas para o Manchester United por 4 a 1, mas conseguiu se recuperar em casa com uma sublime vitória por 5 a 0. Como a competição deixou de ser disputada em 1999, o Sporting pode se orgulhar de ser a única equipe portuguesa a tê-la conquistado.


CLIQUE NAS IMAGENS E FIQUE POR DENTRO




Tecnologia do Blogger.