O primeiro jogo da Taça dos Campeões Europeus


Taça dos Campeões Europeus de futebol de 1955/1956 foi a primeira edição do principal torneio de clubes da Europa. Que mais tarde veio a se tornar a Champions League. Foi disputado por 16 clubes. 
Apesar de não ter ganho nada naquele ano, o Sporting era de longe a equipe portuguesa com mais prestigio na europa, estando entre as 16 convidadas. A honra do primeiro jogo foi dada ao Sporting, que veio a enfrentar o Partizan, no dia 4 de setembro de 1955, no Estádio Nacional do Jamor, com cerca de 30 mil espectadores.
João Martins, que veio a ser o destaque leonino com dois gols naquela partida, marcou o primeiro gol da história da maior competição de clubes da europa/mundo, aos 14 minutos. Vasques ganhou o duelo com Zebec, a bola sobrou para João Martins que marcou num chute forte e bem colocado. 

A partida acabou por terminar em 3-3. Na segunda mão, disputada no dia 12 de outubro de 55, o Sporting perdeu por 5-2, sendo eliminado na primeira fase. A competição naquele ano veio a ser conquistada pelo Real Madrid diante do State de Reims. 

Sporting 3-3 Partizan (Martins 14, 78, Quim 65; Milutinović 45, 50, Bobek 73)
Estádio Nacional, Oeiras, Lisboa
4 de Setembro de 1955
Sporting CP: Carlos Gomes, Manuel Caldeira, João Galaz, Armando Barros, Manuel Passos (cap), Juca, Hugo Sarmento, Manuel Vasques, João Martins, José Travassos, Quim.
Partizan: Slavko Stojanović; Bruno Belin, Čedomir Lazarević, Ranko Borozan, Branko Zebec, Božidar Pajević, Prvoslav Mihajlović, Miloš Milutinović, Marko Valok, Stjepan Bobek (cap), Anton Herceg.


Tecnologia do Blogger.