Torcidas Organizadas

Torcidas Organizadas ‘Claques’

Sporting Clube de Portugal tem 4 “CLAQUES” Torcidas Organizadas oficiais elas são, Juventude Leonina, Directivo Ultras XXI , Torcida Verde e Brigada Ultras Sporting (Juventude Leonina (Setor A14), a Torcida Verde (Setor A23) e os Directivo Ultras XXI (Setor A17). Vale lembrar que o Sporting tem a Organizada mais antiga de Portugal, Leiam as histórias logo abaixo.


JUVENTUDE LEONINA
A Juventude Leonina, também conhecida pela abreviatura Juve Leo, é a claque do Sporting Clube de Portugal formada em 1976. É também a mais antiga claque oficial criada em Portugal, fundada pelos irmãos João e Gonçalo Rocha, filhos do então presidente do Sporting João dos Anjos Rocha. Esta é uma claque organizada desde o dia da sua fundação, que se divide em núcleos caracterizadas pela localização. Nos jogos a claque fica situada na curva Sul, setor A14, do Estádio José Alvalade. Atualmente Juventude Leonina possui mais de 15.000 sócios.


TORCIDA VERDE
A conjuntura que antecedeu a formação das organizadas em Portugal transmitia a ideia generalizada de ser o Brasil o “país das Torcidas”, a única realidade conhecida em Portugal em termos de claques organizadas. No próprio Sporting da década de 70, o grupo impulsionador “Vapores do Rego” conhecia origens “sambistas”. A Torcida Verde apareceu no panorama leonino em 1983, tendo nessa altura aceitado um convite da Juventude Leonina para se unirem, devido ao grande número de grupos de apoio existentes no Clube. Porém, a experiência fracassou e o mesmo viria a acontecer posteriormente quando a Torcida se juntou à Força Verde. Assim, a 11 de Novembro de 1984, nasceu a Torcida Verde como grupo autônomo, inspirada nos valores do Sporting Clube de Portugal, instituição esportiva verdadeiramente eclética que supera largamente o conceito de “clube de futebol”. Sem apoios mas com uma atitude positiva, conquistaram o seu espaço próprio e demonstraram a sua fidelidade ao Sporting, marcando sempre presença em diferentes atividades como vôlei, basquete, handebol, atletismo e futebol. Através destas iniciativas, o Sporting Clube de Portugal reconheceu em 1988 a Torcida Verde como Núcleo do Clube. Em 1994, a Torcida Verde se constituiu como Associação e inaugurou a sua sede. Conquistaram o seu espaço próprio, sempre presentes em diferentes atividades. Através destas iniciativas, o Sporting Clube de Portugal reconheceu o seu trabalho e em 1988 como grupo oficial de apoio ao clube.

DIRECTIVO ULTRAS XXI
O Directivo Ultras XXI, também conhecido como DUXXI, é uma claque oficial do Sporting Clube de Portugal, fundada a 17 de Maio de 2002, após o seu clube ser Campeão Nacional e vencer a Taça de Portugal. O DUXXI é a segunda claque do Sporting com maior massa associativa, contando com cerca de 4.000 a 4.500 elementos. Com apenas uma década de história o DUXXI já é reconhecido pelo seu prestígio em Portugal pelos diversos cânticos e a sua originalidade que rapidamente “pegam” entre os adeptos do Sporting e todo o universo leonino. O Directivo começou por se situar no Topo Norte do antigo Estádio José Alvalade e hoje está situado na bancada Superior Sul, do novo estádio Alvalade XXI.

BRIGADA ULTRAS SPORTING 
A Brigada Ultras Sporting surgiu em Novembro de 2004 sendo na altura constituída na sua totalidade por ex-membros da Torcida Verde. Afirmando-se como “um grupo de amigos com paixão pelo mundo ultra e com um amor eterno ao Sporting Clube de Portugal”. Ao final de nove anos de existência a claque organizada, Brigada Ultras Sporting, passou a contar com uma sede no Estádio José Alvalade. Sediada no piso -1 do Estádio, a sede da Brigada Ultras Sporting foi inaugurada a 11 de Maio de 2013 pelo presidente Bruno de Carvalho, que descerrou a placa alusiva ao momento.


Tecnologia do Blogger.