Melhor time da História Sporting

Em 2011, o Sporting, divulgou o resultado de uma votação realizada no site oficial do clube que visava eleger seu melhor time de todos os tempos. Entre fevereiro e setembro daquele ano, por meio de uma eleição democrática, torcedores apaixonados de todas as classes e idades relembraram times e jogadores e deram suas sugestões. Assim, após 74.066 votos, há 4 anos, na sugestiva data de 11/11/11, o clube revelou seu 11 dos sonhos.


Como em toda eleição envolvendo predileção e opiniões pessoais, surgiram discórdias e aversões, especialmente entre saudosistas e jovens. No entanto, não se pôde negar o prestígio e a importância do conjunto que, além da conquista de inúmeros triunfos, levou o nome do Sporting a altos patamares, ainda que em décadas distintas.
Uma equipe composta de nove portugueses (um brasileiro naturalizado), um brasileiro e um búlgaro. Cinco formados na célebre categoria de base do clube, entre os quais, dois eleitos melhores do mundo. Os 11 jogadores eleitos somam um total de 2947 jogos oficiais a serviço do clube, tendo marcado 1073 gols e conquistado 60 títulos para o clube do estádio José Alvalade.

A formação do time é o 4-4-2 ofensivo.
Texto:Doentesporfutebol.com.br

HISTÓRIA DELES
Vítor Damas foi um dos melhores goleiros da História de Portugal.
Ágil, felino, elástico, destemido e elegante, marcou uma era no Sporting, tornando-se num mito e no jogador que mais vezes envergou a camisola do Clube, com 456 jogos oficiais pela equipa principal, tendo disputado ao todo 743 jogos durante a sua longa carreira.Começou a jogar no Sporting com 14 anos, estreando-se na baliza num "derby" de principiantes contra o Benfica.
Jogador dotado com boa técnica, que aliava a elegância própria dos grandes zagueiros capazes de sair com a jogar, com a raça e a dureza necessárias para o desempenho da posição, onde se evidenciou ainda pelo bom jogo de cabeça, o que o tornava um elemento perigoso na área adversária e lhe permitiu fazer muitos gols.
Formado nas escolas do Sporting, foi convocado pela seleção Portuguesa em vários escalões jovens, tendo integrado a Seleção que ficou no 3º lugar no Mundial de sub-20 de 1995, garantindo assim a qualificação para os Jogos Olímpicos de 1996 disputados em Atlanta, onde também esteve presente, contribuindo para o 4º lugar conquistado por Portugal. Fez parte da equipr que ganhou o histórico campeonato de 1999/00, que quebrou o longo período de 18 anos que o Sporting passou sem ser Campeão, numa altura em que formava uma dupla de sucesso com André Cruz.
Vice-campeão mundial pela seleção brasileira em 1998, medalhista olímpico em Seul 1988, vencedor de um "scudetto" pelo Milan em 1998-99 e campeão da Copa América pelo Brasil em 1989, após 40 anos de jejum no torneio continental. Chegou ao Sporting em 2000, contratado na janela do mercado de inverno, juntamente com César Prates e Mpenza, assumindo imediatamente a liderança da defesa leonina e tornando-se decisivo para a conquista desse histórico campeonato, em que o Sporting quebrou um longo jejum de 18 anos. Para a história ficam os seus gols de falta, principalmente aquele que marcou no Estádio José Alvalade ao FC Porto e que abriu o caminho para a vitória do Sporting por 2-0, colocando a equipe no 1º lugar.
Nas duas temporadas seguintes ganhou mais um Campeonato Português, uma Taça de Portugal e uma Supertaça, mas concluído o seu contrato já à beira dos 34 anos, não chegou a acordo com o Clube para renovação do mesmo e regressou ao Brasil.

3 de Agosto de 1958 chegou a Lisboa com destino ao Sporting, e não precisou de muito tempo para ganhar um lugar na equipe principal como lateral esquerdo, fazendo uso de todos os seus atributos naturais, que depois de refinados o tornaram num dos melhores do mundo na sua posição, e seguramente no melhor lateral esquerdo da história do futebol português. Tornou-se numa figura emblemática do Sporting Clube de Portugal, onde jogou durante 15 temporadas, disputando mais de seiscentos jogos de Leão ao peito, sempre com o número 3 nas costas, e conquistando 3 Campeonatos Nacionais, 3 Taças de Portugal e a Taça das Taças de 1964.
Jogador formado nas escolas do Sporting, Carlos Xavier mostrava muito cedo pela elegância do seu futebol e pela sua superior capacidade técnica.
No entanto a sua carreira terá ficado um pouco a quem das expetativas que gerou, quando na época de 1980/81 foi lançado por Srecko Radisic na equipe principal do Sporting, formando uma dupla de zagueiros de sucesso com Eurico, que se viria a cimentar na temporada seguinte, em que se afirmou como titular numa equipe que conquistou a "dobradinha" nessa época, estreando-se então na Seleção de Portugal, que representou por 10 vezes.
Começou a sua carreira esportiva no Clube de Futebol ‘Os Pastilhas’, tendo ingressado no Sporting Clube de Portugal em 1985. No seu processo de formação em Alvalade realizou 171 jogos: 59 nos iniciados (campeão nacional), 65 nos juvenis e 47 nos juniores, tendo apontado 91 gols.
"Não sei qual foi a sensação, mas senti algo de especial. Jogar pelo Sporting e aqui em Alvalade, era uma coisa com a qual eu sonhava há muito, uma coisa que muitos colegas meus ambicionam e que nem todos conseguem atingir. Realizei apenas parte do meu sonho, pois o sonho só deixará de o ser quando eu atingir a maturidade suficiente, quando for chamado a fazer um jogo de início, conseguir completá-lo e ser chamado no jogo seguinte. O profissionalismo tem de ser encarado de uma forma que não leve os jovens a sentirem-se deslumbrados com aquilo que vão encontrar, com o dinheiro, e por vezes com a fama"



José António Barreto Travassos, também conhecido por Zé da Europa por ter sido o primeiro jogador de futebol português a jogar na seleção da Europa, em 1955, contra a Grã-Bretanha e Irlanda do Norte.
Curiosamente nasceu no mesmo local onde se situava a Bancada Nova do antigo estádio de Alvalade.
Como jogador de futebol foi 35 vezes internacional e representou a CUF (onde foi necessário autorização do ministro por ainda não ter idade de júnior) e o Sporting Clube de Portugal. Praticou ainda atletismo nos anos em que jogava na CUF.
Ainda na época em que era moda o futebol de ataque Travassos actuava como interior-direito, e juntamente com Albano, António Jesus Correia, Peyroteo e Vasques formaram os famosos Cinco Violinos. Também famoso foi o golo que marcou no seu primeiro jogo contra o F.C.Porto, um remate de moinho que ficou imortalizado no filme O Leão da Estrela.
Fora do grande ecrã teve a mais curiosa crítica de um jornalista estrangeiro, no caso inglês, em 1951: "Portugal não figura entre os seis primeiros países da Europa do futebol, mas possui um interior-direito, Travassos, que vale quatro mil contos. Travassos, com um penteado impecável, é tão brilhante com os pés como o seu inalterável penteado de brilhantina".
Na sua estreia no Campeonato Português a 16 de Fevereiro de 1947 foi autor de 3 golos ajudando a golear o Benfica por 6-1, num jogo disputado no Estádio do Lumiar e que lhe valeu um relógio de ouro como prémio pela exibição.
Despediu-se do futebol a 7 de Setembro de 1958.

Chegou a Alvalade no princípio dos anos 90 como um promissor jogador da Bulgária, país de leste que começava a ganhar fama pela qualidade dos futebolistas que exportava. Balakov foi um dos melhores meias ofensivos que passaram pelo futebol português. Este búlgaro que marca uma fase no Sporting tornou-se eterno ao fim de cinco temporadas de verde-e-branco, fundamentalmente pela qualidade superior do seu futebol divino, pela elegância que pautou a sua conduta fora dos gramados e pela empatia criada com os adeptos.

Ronaldo no Sporting Clube de Portugal conseguiu tornar-se no único jogador a ter jogado no Sporting sub-16, sub-17, sub-18, B, e na equipa principal, tudo numa só temporada. Ronaldo marcou dois golos pelo Sporting na sua estreia pela equip principal contra o Moreirense, defendendo pela primeira vez Portugal no Campeonato Europeu Sub-17. Ronaldo foi procurado primeiro pelo Arsenal, mas o técnico Arsène Wenger, não chegou a acordo com a direção do Sporting. No entanto, chamou a atenção de Sir Alex Ferguson treinador do Manchester United, no verão de 2003, quando o Sporting derrotou o Manchester United por 3–1 na inauguração do estádio Alvalade XXI, em Lisboa. O desempenho de Ronaldo impressionou inclusive os jogadores do Manchester United, que no voo de volta a Inglaterra, pediram a Sir Alex Ferguson para o contratar para substituir David Beckham, que se transferira para o Real Madrid.
Atualmente é 3 vezes Bola de Ouro da Fifa.

Fernando Peyroteo um dos melhores jogadores Portugueses da História, foi por 6 vezes o melhor marcador do Campeonato Português, prova em que apontou 331 gols em 197 jogos (1.6 golos por jogo), média ainda hoje não superada por nenhum jogador do Mundo em jogos para os campeonatos nacionais. No total, marcou pelo Sporting um impressionante número de 635 gols em 393 jogos. O seu recorde de 43 gols num só campeonato (1947-1948) durou um quarto de século, apenas sendo batido nos anos 70 pelos 46 gols, do também Sportinguista Yazalde, em 1973-1974.

Atacante veloz, de grande mobilidade, boa impulsão, espontaneidade e exímia finalização, Liedson era dono de uma inata capacidade para marcar gols, sendo considerado, por muitos adeptos, como um dos melhores do mundo na posição quando em seu auge.
Contudo, ainda faltavam títulos à carreira do Levezinho. Estes começaram a aparecer somente a partir da temporada 2006-07, em que o Sporting conquistou a Supertaça de Portugal e a Taça de Portugal.
Uma temporada mais tarde, mesmo não tendo disputado a final por conta de uma lesão, Liedson sagrou-se bicampeão da Taça de Portugal, conquistando também a Supertaça.
Liedson é o maior goleador do Sporting em competições Europeias.
Nomes que ficaram de fora da escalação oficial, mas que foram constantemente lembrados na votação:
Luizinho (zagueiro)
Rui Jorge (lateral esquerdo)
Nani (meia)
Futre (meia)
João Moutinho (meia)
Manuel Fernandes (atacante)
Jardel (atacante)
Tecnologia do Blogger.