Craque Imortal: António Livramento

Livramento com a Camisa da Seleção Lusa
Resumo da Sua Carreira
António José Parreira do Livramento, mais conhecido como António Livramento, foi um dos melhores jogadores portugueses de hóquei em patins de todos os tempos. Ao longo da sua carreira, tanto de jogador como de treinador, Livramento conquistou inúmeros prêmios individuais e coletivos, destacando-se a conquista de três Mundiais e 7 Europeus com a Seleção de Portugal e uma Taça dos Campeões Europeus ao serviço do Sporting Clube de Portugal. O seu nome ficará gravado para sempre na história do hóquei em patins e do esporte Português, pois foi um jogador/treinador exemplar a todos os níveis.

Vida Pessoal
António José Parreira do Livramento, nascido em São Manços no dia 28 de Fevereiro de 1943 e faleceu no dia 7 de Junho de 1999 em Lisboa aos 55 anos, vítima de uma trombose. Foi feita uma última homenagem em vida, com o seu nome a ser atribuído à Supertaça de Portugal em hóquei em patins, troféu disputado entre o campeão Português e o vencedor da Taça de Portugal. Morre repentinamente a 5 de Junho de 1999, com apenas 55 anos, vítima de uma trombose.

Livramento Jogador
António Livramento, apaixonado por esporte, desde cedo demonstrou vontade de jogar futebol, a sua paixão de adolescente, no Venda Nova, perto de Benfica. A certa altura, um técnico do Futebol Benfica, Torcato Ferreira, achou que o jovem teria jeito, mas para outra modalidade, o hóquei em patins. Logo o convidou a aparecer no rinque do popular "Fófó". Só perante muita insistência da parte de Torcato Ferreira, Livramento decide experimentar, passando a partir daí o futebol para segundo plano. Em 1959, o Benfica contrata o jovem de apenas 16 anos, numa operação algo complicada. É praticamente de imediato chamado à seleção de juniores por António Raio. A sua estreia é auspiciosa, contra a Bélgica, no Campeonato da Europa de juniores, marcando três gols na vitória por 5-1. É eleito melhor jogador do torneio e vence o troféu de melhor marcador.


Campeão Europeu e do Mundo

Passa a representar a equipe principal do Benfica, ainda com 16 anos. Conquista 2 campeonatos Portugueses consecutivos e em 1961 era já um valor seguro da patinagem Portuguesa. Sem surpresa sagra-se Campeão Europeu ao serviço da seleção portuguesa. O jovem prodígio marca 17 gols, os mesmos do colega de equipe, Fernando Adrião. Logo no ano seguinte a dupla Livramento/Adrião torna-se imparável e Portugal torna-se Campeão do Mundo de hóquei em patins. O Mundial disputou-se em Santiago do Chile um momento mágico aconteceu nesse Maio de 1962. No jogo disputado entre Portugal e a Argentina, um jogador português tem a bola na parte de trás do Gol. Começa a driblar um por um, toda a equipe argentina, até marcar um gol de levantar o ginásio, em absoluto delírio. Esse jogador era António Livramento, que pede para sair de ringue, emocionado. Em 1963, torna-se pela segunda vez Campeão da Europa, e em 1965, repete a façanha europeia de Portugal, marcando sete dos 17 gols da vitória lusitana sobre a Bélgica. O melhor jogador do Mundo de hóquei era ele, e já ninguém duvidada desse fato.

Aventura na Itália
O seu jogo é atraente, mas igualmente eficaz. Até à sua saída do SL Benfica, em 1970, ajuda decisivamente as Águias a conquistarem 7 campeonatos Portugueses e 1 Taça de Portugal, tornando-se assim na grande força da modalidade em Portugal. Ao serviço da turma das quinas, vence o seu quarto título Europeu consecutivo, em 1967, e um ano depois, na cidade do Porto, marca 42 gols em nove jogos do Mundial, quase metade dos da seleção Portuguesa (92). Por três vezes marca dez gols (JapãoNova Zelândia Suíça) num só jogo. Conquistava novamente o título de melhor marcador, mas mais importante, sagrava-se Campeão Mundial de Hóquei em Patins pela segunda vez na sua carreira.
A sua fama crescente provoca uma transferência para Itália, para representar o Hóquei Club de Monza. A aventura acaba por não correr da melhor forma, para Livramento, que não conquista qualquer título para o seu novo clube. Para complicar ainda mais as coisa, fica pela primeira vez fora da seleção, quando Portugal se sagra novamente, em 1971Campeão da Europa. Esta sua privação de representar o seu país, levou-o a decidir-se pelo volta a Lisboa, no ano seguinte. Venceu mais dois campeonatos Portugueses pelo Benfica, em 1972 e 1974. O sucesso pelo Benfica juntou mais três triunfos memoráveis pela seleção Portuguesa, sagrando-se pela terceira vez Campeão Mundial, em 1974, na capital portuguesa e mais duas vezes campeão da Europa, em 1973 e 1975.
Livramento no Benfica e Sporting
Banco Pinto & Sotto Mayor e Sporting
Depois de conquistar o seu terceiro título de campeão mundial, em 1974, a estrela portuguesa da patinagem acaba a ligação com o Benfica, depois de ter conquistado 7campeonatos Portugueses e 1 Taça de Portugal. Passa a representar o Banco Pinto & Sotto Mayor, onde era funcionário. Num tempo em que o esporte era amador, Livramento não era jogador de hóquei a tempo inteiro e acumulava a atividade esportiva com o seu trabalho. Ao seu serviço do seu novo clube, venceu mesmo o campeonato Português II Divisão. António Livramento foi também agente de seguros na "O Trabalho" - Companhia de Seguros.
Em 1976 volta a representar um grande do desporto português, neste caso o eterno rival do seu anterior clube, o Sporting. Vence tudo o que havia para ganhar, campeonato,Taça de Portugal e o troféu que faltava ao hóquei português, a Taça dos Campeões Europeus. O triunfo na maior prova europeia de clubes surge com facilidade, após duas vitórias sobre os espanhóis do CP Vilanova, por 6-0 e 6-3, na final da competição. Os Leões tinham a melhor equipe portuguesa da altura, com o cinco base da seleção portuguesa: António Livramento, Ramalhete, Rendeiro, Sobrinho e Xana.
Época 1976/77: época inesquecível da "equipe-maravilha" leonina.
Em cima (da esquerda para a direita): Torcato Ferreira (treinador), Sobrinho,
Chana, Livramento e Jorge.
Em baixo (mesma ordem): Carlos Alberto, Carmelino, Ramalhete e Rendeiro.

Final de carreira
Conquista o seu 7º título europeu por Portugal, numa final contra a rival Espanha, incendiada nos minutos finais pelas agressões entre Livramento e um jogador espanhol. O jogo termina com uma invasão de campo. Após términus do mesmo, declara "é a última vez que jogo pela Seleção. Em tantos anos nunca coisa semelhante me aconteceu. Tive de reagir depois do Ortega me ter agredido, quando vi o osso de fora…a minha saída não afetará Portugal". Pela equipe das quinas fez 209 jogos e marcou 425 gols.
Depois de uma temporada fabulosa ao serviço do Sporting, volta a tentar o hóquei italiano e ingressa no Amatori Lodi. A passagem por terras italianas dura um só ano e logo volta ao Sporting para terminar a sua carreira, em 1980. Era o ponto final da carreira da maior estrela do hóquei em patins Português e de um dos melhores jogadores mundiais de sempre.

Treinador
Depois de abandonar os ringues, começa um novo desafio, como treinador. Conduz o Sporting a triunfos europeus, com a vitória na Taça das Taças, em 1981 e na Taça CERS, em 1984. Venceu ainda 2 campeonatos Portugueses e 1 Taça de Portugal. Treina ainda o Bassano, de Itália, antes de vencer mais cinco títulos internacionais, desta feita ao serviço da seleção: três Europeus e dois Mundiais, com destaque para a vitória em 1993, conquistada em Itália. Foi a primeira conquista em 31 anos, depois do último troféu conquistado fora de terras lusitanas. Em 1998 é convidado para treinar o FC Porto e na mesma temporada conquista o campeonato e a Taça de Portugal, perdendo de forma inglória a final da Liga dos Campeões, por pênaltis, para os espanhóis do Igualada HC.
Resumo de Títulos

Livramento o primeiro em Pé pela Seleção Portuguesa


Livramento como técnico do Sporting

Seleção Portuguesa - Como jogador:
1 Campeonato da Europa de juniores (1960)
3 Campeonatos do Mundo (1962, 1968 e 1974)
7 Campeonatos da Europa (1961, 1963, 1965, 1967, 1973, 1975 e 1977)
Como treinador:
2 Campeonatos do Mundo (1982 e 1993)
3 Campeonatos da Europa (1987, 1992 e 1994)
Benfica - Como jogador:
7 Campeonatos Nacionais (1961, 1962, 1967, 1968, 1969, 1971 e 1975)

Taça de Portugal (1970)
Sporting - Como jogador:
2 Campeonatos Nacionais (1977 e 1978)
1 Taça de Portugal (1977)
1 Taça dos Campeões Europeus (1977)
Como treinador:
2 Campeonatos Nacionais (1983 e 1989)
1 Taça CERS (1984)
FC Porto - Como treinador
1 Campeonato Nacional (1999)
1 Taça de Portugal (1999)

 


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.